segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Uma vida ativa constrói um cérebro melhor


A atividade física era uma parte natural da vida diária para nossos antepassados. Eles caçavam animais para se alimentar, cuidavam das plantas, construíram suas próprias casas e andavam sempre que eles precisam ir em algum lugar. Em nosso mundo moderno, nós dirigimos para trabalhar, passamos o dia sentados nas nossas mesas de trabalho, voltamos para casa para não fazer nada no sofá. Esta notícia é ruim para o nosso cérebro - para não mencionar nossas barrigas, bumbuns e costas!
Se você quer ter um cérebro e corpo saudáveis,  tem que sair do lugar e  se mover! A atividade física é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar o funcionamento do cérebro e manter seu corpo jovem.
Em um estudo de UCLA Universidade da Califórnia, um pesquisador descobriu que a atividade física levou a desenvolver 5% a mais de massa cinzenta no cérebro. O estudo analisou 876 idosos do Estudo de Saúde Cardiovascular e medido o número de quilocalorias gastas por semana a partir de uma série de 15 atividades físicas em um estilo de vida ativo. As atividades foram: caminhadas, natação, aeróbica, corrida, tênis, frescobol, jardinagem, cortar, varrer, golfe, dança, ciclismo e ginástica.
Os pesquisadores então analisaram volume de substância cinzenta com base em exames de ressonância magnética do cérebro de cada um desses participantes. Volume de substância cinzenta é uma medida importante da saúde do cérebro, porque ela encolhe nas  doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e é maior em um cérebro saudável.
Os  25% que fizeram mais  atividades físicas queimaram 3.434 calorias por semana em comparação com os 25% menos, que queimaram apenas 348 calorias por semana. Demora cerca de 110 minutos a pé para gastar 560 calorias. Esse é um número grande, quando você considera as tremendas forças biológicas que têm  trabalhar para o volume do cérebro aumentar assim.
Se você quer maximizar o efeito sobre o cérebro, quanto mais cedo você puder  adquirir o hábito de se exercitar que nunca é tarde demais e consistência é a chave.O exercício físico atua como uma droga maravilhosa  natural para o cérebro. Além disso, melhora a capacidade do coração de bombear o sangue para todo o corpo, o que aumenta o fluxo de sangue para o cérebro. Isso  fornece mais oxigênio, glicose e nutrientes, o que melhora o funcionamento do cérebro em geral. O número de benefícios de exercícios físicos para o  cérebro é verdadeiramente notável. Aqui são apenas algumas das coisas que o exercício pode fazer para o seu cérebro e corpo:
·         Exercício estimula o crescimento de novas células cerebrais.
·         A atividade física melhora a capacidade cognitiva em todas as idades.
·         Exercício melhora seu humor.
·         O exercício ajuda a aliviar a depressão.
·         Exercício acalma preocupações e ansiedade.
·         O exercício ajuda a prevenir, retardar e diminuir os efeitos da demência e doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas
·         Exercício alivia sintomas da TDAH.
·         Aptidão física  melhora o  comportamento em adolescentes.
·         Pessoas que se exercitam regularmente dormem melhor.
·         Exercício ajudar as mulheres a lidar com as mudanças hormonais.
Para uma ilustração de como um estilo de vida ativo constrói um cérebro melhor, clique aqui (http://youtu.be/pQoU0Yve1g0 ) para assistir um vídeo incrível meu amigo e colega Cyrus Raji, MD da UCLA. Ele mostra como o seu peso vai para baixo e  o tamanho de seu cérebro vai para cima. Mas a boa notícia é que  o seu exercício melhora  também a estrutura e função do cérebro. Seu estilo de vida faz uma enorme diferença para a saúde de seu cérebro!
Daniel Amen 

Nenhum comentário:

Postar um comentário