terça-feira, 19 de junho de 2012

Dependência química

Saúde não é a ausência de doença – é um estado de homeostase – equilíbrio de todas as funções vitais. É o esforço do organismo através de processos fisiológicos para manter o estado de equilíbrio. Esse equilíbrio é dinâmico, buscado em todos os sistemas do corpo.
No sistema nervoso, a transmissão do impulso acontece entre os neurônios, as células desse sistema, como em um mecanismo de fechadura a chave, a chave é o neurotransmissor e a fechadura é o receptor, onde esse irá se encaixar. O impulso nervoso faz as "chaves" serem liberadas no espaço entre os neurônios, o espaço sináptico, ( de sinapse, transmissão do impulso nervoso) e essas buscam as fechaduras para fazer a conecção. A liberação de neurotransmissor na sinapse é rápida e intensa, quando a pessoa usa drogas. O efeito é  igualmente intenso e cessa rápido, provocando o desejo de repetir a experiência. 
 Uma das "matérias primas" usada pelo neurônio para fabricar neurotransmissor é a tirosina, que está contida nos alimentos proteicos de nossa dieta, a capacidade de  é  fabricar neurotransmissor é menor do que a quantidade gasta durante o uso de drogas. 
Como o corpo sempre busca adaptar-se às condições presentes, acontece uma adaptação, uma busca de equilíbrio na presença da droga. Ocorrem mudanças tanto na forma como no funcionamento dos neurônios. Como existem mais "chaves", os neurônios fabricam também mais "fechaduras", o número de receptores aumenta para aproveitar os neurotransmissores. 
Quando a quantidade de  chaves diminui, pela impossibilidade de fabricar, as fechaduras ficam ávidas por elas, ocorrendo um desejo intenso de retomar o uso para cessar esse desconforto. Esse é o mecanismo que mantem o uso, chamado fissura ou craving. 
Como o uso de drogas acontece em certos contextos, lugares, situações e pessoas participam desse ritual, esse contexto adquire o "valor de prazer" da própria droga. Esse contexto também é um fator importante de manutenção do uso de drogas. 
A dependência é uma doença prímária, pois é "per si" e não consequência de outras patologias, bloqueia toda atenção e cuidado de ordem médica e psíquica, o uso de drogas é apenas um de seus sintomas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário