Dicas para o professor lidar com
alunos com TDAH
Parte 1
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Evite colocar alunos nos cantos da sala, onde
a reverberação do som é maior.
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Eles devem ficar nas primeiras carteiras das
fileiras do centro da classe, e de costas para ela;
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Evite cores muito fortes na sala e No uniforme
como amarelo e vermelho. Cores fortes tendem a deixá-los ainda mais agitados,
excitados e menos atentos.
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Procure colocar tons mais neutros e suaves.
Compare com o quarto de um bebê; agora pense: porque ninguém usa cores fortes
nele? Estímulo demais não é bom para ninguém;
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Faça com que a rotina na classe seja clara e
previsível, crianças com TDAH têm dificuldade de se ajustar a mudanças de
rotina;
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Organize as carteiras em círculo, em forma de
U, ao invés de fileiras a fim de visualizar melhor toda a classe e seu
movimento;
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Coloque esta criança próxima a outras mais
concentradas e calmas, assim ele não encontrará seguidores para sua agitação;
·
Traga esta criança para perto de você, assim
poderá ver se ela está
·
conseguindo acompanhar seu ritmo, ou se você
precisa desacelerar um pouco. Isto o ajudará também a dispersar-se menos;
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Afaste-as de portas e janelas para evitar que
se distraiam com outro estímulos; Deixe-as perto de fontes de luz para que
possam enxergar bem;
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Não fale de costas, mantenha sempre o contato
visual; Intercale atividades de alto e baixo interesse durante o dia, em vez de
concentrar o mesmo tipo de tarefa em um só período;
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Substituir aulas monótonas ou cansativas por
aulas mais estimulantes que prendam sua atenção (o professor deverá ter muito
preparo e ser bastante flexível com seu planejamento, mas ter cuidado para que
o hiperativo não se empolgue demais);
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Estes alunos adoram novidades, lance mão
destes recursos não habituais para prender sua atenção. Peça ajuda ao professor
de artes para trabalhar de forma
·
interdisciplinar. Estas crianças são muito
criativas e se identificam muito com tarefas como criar, construir, explorar.
Os adultos hiperativos poderão ter mais sucesso em carreiras ligadas a
designers, publicidade, artes plásticas;
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Repita ordens e instruções, faça frases curtas
e peça ao aluno para repeti-las,
certificando-se de que ele entendeu;
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Coloque sempre no quadro as atividades do dia
para que este aluno perceba que há regras pré-definidas e previamente
organizadas e que todos devem cumpri-las sem exceção de ninguém;
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As tarefas não poderão ser longas. Deverão ter
conclusão rápida para que ele consiga concluir a tarefa e não pare pela metade,
o que é muito comum.
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As tarefas maiores deverão ser divididas em
partes para que ele perceba que elas podem ser terminadas.
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Procure dar
supervisão adicional aproveitando intervalo entre aulas ou durante tarefas
longas e reuniões;
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Permita que o aluno saia algumas vezes da sala
para levar bilhetes, pegar giz em outra sala, ir ao banheiro. Estes alunos não
gostam de ficar parados por muito tempo e desta forma estará evitando que ele
fuja da sala por conta própria;
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Peça que o aluno faça três riscos no quadro.
Isto será o número de vezes que ele poderá sair. Cada vez que ele sair deverá
apagar um risco no quadro. Isto funciona como um limite e tende a dar certo
porque a criança se controla mais antes de pensar em sair da sala;
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