quarta-feira, 11 de julho de 2012

DEMÊNCIA


 Em psiquiatria, demência tem um significado diferente daquele entendido pelos leigos, que a identificam com loucura. As demências constituem uma amplitude de doenças incuráveis com características comuns, mas distintas umas das outras. Geralmente acomete pessoas acima de 50 anos, mais as  mulheres do que os homens, e os sintomas, não são valorizados pela família. O primeiro sinal é uma crise de depressão tardia, seguida de mudanças comportamentais, como desinibição, abandono de cuidados pessoais e higiene, dificuldades com a atenção, agressividade; distúrbios cognitivos, prejuízo  da memória), rigidez mental, instabilidade emocional e alterações da fala.
Como o número de idosos aumenta na maioria dos países, inclusive no Brasil, a demência senil está se tornando mais frequente. O diagnóstico é feito através do relato de sintomas.
É uma síndrome, um grupo de sinais e sintomas, está presente como um transtorno em si ou em várias doenças diferentes, apresentando três características principais.
·         Prejuízo da memória que vão desde esquecer de onde colocou um objeto até de características da identidade.
·         Problemas de comportamento como agitação, insônia, choro fácil,  perda dos freios inibitórios, agravamento ou alterações de características de  personalidade.
·         Perda das habilidades do cotidiano como organizar os compromissos, vestir-se de modo adequado, administrar as finanças, manter a organização da vida em casa. 
Os sintomas iniciais referidos de demência são principalmente dificuldades de memória. O paciente demenciado apresenta alterações de motivação, emoção, personalidade, raciocínio e da conduta social.
Os sintomas mais comuns são: falta de autocrítica, impulsividade, isolamento social, falta de perspectivas, dificuldades de memória, falha em  executar tarefas domésticas, esquecimento de palavras corriqueiras, dificuldades em se orientar no tempo e no espaço, interpretações inadequadas de situações corriqueiras, dificuldade de entender situações do cotidiano, esquecimento de onde colocou objetos, ou colocá-los em lugares inadequados, alterações de humor, de comportamento e de personalidade, agravamento de características de personalidade,  perda da iniciativa, passividade ou agressividade. Podem existir transtornos psiquiátricos associados, e conduta violenta.
Existem muitas doenças ou alterações orgânicas capazes de levar à demência. Muitas dessas causas não são reversíveis, podem ser provocadas por uso prolongado de tipos de medicamentos, como drogas para controle de hipertensão arterial, diuréticos, alguns hipnóticos. Transtornos de humor também podem estar associados à demência, seu diagnóstico cabe ao profissional especialista em saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário