terça-feira, 17 de abril de 2012


Maus tratos provocam mortes em leitos psiquiátricos da região de Sorocaba

O Fórum da luta Antimanicomial de Sorocaba divulgou dado alarmante! Entre 2006 e 2009 morreram 459 pessoas que estavam internadas em clinicas da região. Esses dados foram colhidos no Censo Psicossocial dos Moradores de Estabelecimentos de Saúde, em bancos de dados do SUS.
Comparando esses dados com dados de instituições de outras regiões de São Paulo, no mesmo período, foi constatado um índice de 8,5 mortes por leito no período, contra 16,3 das instituições de Sorocaba, o dobro! Foram selecionadas instituições com mais de 200 leitos, com dados semelhantes à de Sorocaba. Entre dezenove hospitais pesquisados, o maior índice de mortes por leito no estado de São Paulo, sete eram da região de Sorocaba.
A média de idade na época da morte, nos hospitais de Sorocaba era de 45 anos, contra 62 dos outros hospitais. Considerando-se que pacientes psiquiátricos tem uma expectativa de vida  de dez anos a menos, seria de se esperar uma expectativa de 60 anos para os homens e 68 para as mulheres. A expectativa de Sorocaba está muito abaixo disso.
As causas de morte mais frequente nos hospitais  da região, não psiquiátricos são o infarto, com 23%  e a pneumonia, com 13 %, representando 41% do total. Os índices de Sorocaba também estão acima de todos os estabelecimentos pesquisados. A  conclusão que se pode chegar é que há maus tratos como causa das mortes dessas pessoas. 
Em junho, três pessoas internadas no hospital Vale das Hortênsias morreram de frio, por falta de cuidados. A causa de suas mortes foi insuficiência respiratória e edema pulmonar, e apenas uma  delas estava  em estado grave antes. Não havia médicos no hospital esse dia.
Quando um paciente psiquiátrico reclama de alguma coisa, dificilmente sua queixa é levada em conta, afinal “ele é apenas um louco!” Esse descaso ajuda a agravar a situação.
Os resultados dessa pesquisa resultaram em investigação e melhoria das condições desses hospitais, mas a lei que foi publicada em 2001, da reforma psiquiátrica não foi acatada por esses estabelecimentos que continuam com pacientes internados por anos,  sem trabalho de inserção social algum, trabalho feito pelos CAPS Centros de Apoio Psico Social, que deveriam substituir esses hospitais.
Esses hospitais são:

Hospital Psiquiátrico Vale das Hortênsias
Piedade
Clínica Psiquiátrica Salto de Pirapora
Salto de Pirapora
Hospital Psiquiátrico Santa Cruz
Salto de Pirapora
Hospital Jardim das Acácias
Sorocaba
Hospital Mental de Sorocaba
Sorocaba
Hospital Psiquiátrico Vera Cruz
Sorocaba
Hospital Teixeira Lima
Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário