quarta-feira, 7 de março de 2012

TDAH, medidas educativas

Conviver com uma criança com TDAH pode ser mais simples do que se supõe, desde que sejam tomadas medidas adequadas. Na verdade, essas medidas poderiam ser tomadas com qualquer criança, mas são mais importantes com as que apresentam TDAH.
  • Considerar os pontos fortes da criança como base para o trabalho.
  • Orientar a atenção da criança para o que deve fazer, durante o trabalho, chamar sua atenção, dizendo qual é o próximo passo da atividade.Manter contato no olhar com a criança, e tocá-la como forma de fazer com que ela se contenha.
  • Dar instruções de forma parcelada, enumerando os passos da tarefa. Repetir as instruções enquanto a criança trabalha.
  • Procurar estruturar o ambiente de estudo, com todo o material que ela vai precisar.
  • Pedir ocasionalmente, que a criança responda apenas quando for solicitada.
  • Evitar estímulos visuais e auditivos, em ambientes de trabalho, ao contrário do que se pensa, não traz benefícios para essas crianças.
  • Ao  fazer perguntas à criança, lembrá-la, com freqüência,que ela deve pensar antes de responder,  para evitar erros.
  • Na medida do possível, evitar atividades com limite de tempo, que contribuem para acelerar a criança.
  • Tentar manter, na medida do possível, um distanciamento emocional diante dos comportamentos disruptivos da criança.
  • Manter o senso de humor, rir das situações ao invés de ficar irritado.
  • Não personalizar os problemas da criança. Entender que está tratando com alguém que tem mais dificuldade que as outras para manter a atenção e o controle de impulsos.
  • Praticar o perdão, não cultivar ressentimentos, procurar não manter continuidade das situações de crise.
  • Ser consistente na aplicação de normas.  Quando houver motivo para quebrar alguma norma estabelecida, falar o motivo da quebra, e que aquilo vale só para aquela situação  específica.
  • Usar a linguagem como ajuda no controle motor: intervenção autodiretiva: consiste em modelar um comportamento, ao mesmo tempo em que o comunica em voz alta  e que o realiza enquanto a criança o observa, Depois, a criança desenvolve a ação enquanto o adulto a expressa verbalmente, em seguida, a criança verbaliza enquanto realiza a ação, depois sussurra enquanto realiza a ação,e por fim só realiza a ação sob a supervisão do adulto.
  • Reforçar as crianças com comportamento adequado, esperado, dizendo o que esta sendo reforçado.

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