sexta-feira, 9 de março de 2012

TDAH, continuação


Essas orientações também funcionam adaptadas para a vida familiar. 
  • Estabelecer um sistema de créditos, e débitos para todas as crianças, para os comportamentos adequados e inadequados , que consista em algo visível, concreto, como marcar estrelas em um quadro visível a todos. Deixar que cada um coloque no quadro seus “pontos”.
  • Fazer um registro das vezes que as crianças tem comportamentos  inadequados, construir um gráfico durante uma semana, determinando como meta na semana seguinte, que esse comportamento diminua de freqüência. Faça uma proposta de diminuição gradativa.
  • Deixar claro para todos,o que é esperado e o que não é desejável, procurando não manter normas muito rígidas. Deixe a criança participar do estabelecimento delas, se possível. 
  • Proporcionar com uma alta freqüência, reforços positivos, contingentes a condutas adequadas.
  • Dar oportunidades para essas crianças se moverem, fazendo coisas que estejam ao seu alcance, em lugares fora de sala de aula.
  • Não dar atenção, na medida do possível, quando a criança se comportar de modo inadequado, procurando mesmo colocá-la em “time out”, ou seja em algum lugar onde não haja pessoas, tirando o reforço social.
  • Procurar colocar essas crianças junto com outras mais tranquilas.
  • Fazer com que elas mesmas registrem suas condutas adequadas.
  • Usar a brincadeira  de papéis para modelar comportamentos adequados: mostrar a ela como deve comportar-se e em seguida deixá-la praticar, assumindo tanto o papel de aluno como o de professor.
  • Procurar ensinar acriança a sair das situações de estresse, deixando o ambiente, pedindo ajuda.

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