A neuropsicologia é uma interface entre a psicologia e a neurologia. Estuda a relação entre as estruturas do sistema nervoso e o comportamento. Teve seu início em estudos que relacionavam lesões provocadas por acidentes e guerras, e as mudanças no comportamento, ou seja, como as lesões causam déficits nas mais diversas áreas do comportamento, dedicando-se principalmente às funções cognitivas, ou as funções mentais superiores como a sensação, percepção, atenção, linguagem, pensamento e emoção. As principais contribuições da neuropsicologia são a elaboração de intervenções no caso de acidentes que comprometem essas funções, bem como o trabalho com crianças que por algum motivo, como dificuldades na gestação e no parto, tiveram essas funções prejudicadas.
Funções como a agressividade e a sexualidade são mais estudadas pela Neurociência, que tem uma ligação mais forte com a biologia.
A atuação do neuropsicólogo ocorre na avaliação dessas funções para ser proposto um programa bem como na habilitação/reabilitação de funções comprometidas. Esse exame é indicado em diversos problemas neurológicos, neuropsiquiátricos e psiquiátricos, para fins de tratamento, como em situações legais onde seja necessário a descrição de prejuízos ocorridos na vida diária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário