Uma forma de lidar com os comportamentos inadequados do TDAH é reforçar comportamentos positivos, aqueles que se quer manter, e não dar atenção aos inadequados. Colocar o foco no positivo, aumenta a chance dele se manter. Quando se dá atenção a determinados comportamentos, eles se repetem, mesmo a atenção negativa, como broncas e gritos, são um tipo de atenção. Para isso, podemos usar a técnica de modelação de condutas:
- Observar e registrar as condutas inadequadas, detectando quais são e determinar quais comportamentos devem substituí-las.
- Cortar TODO reforço que possa estar mantendo essa conduta: ignorar, repreender a criança de modo firme, mas carinhosa, tentar que as outras pessoas ignorem a conduta, para não haver reforço negativo, ou seja, a criança chamar atenção com condutas inadequadas.
- Se isso não for possível, usar contingências de reforço negativo, usando a seguinte seqüência:
- Ignorar a conduta,
- Afastar-se da criança e não se comunicar com ela
- Colocar a criança em algum lugar onde ela fique sozinha "para pensar"
- Retirar a contingência que esteja mantendo a conduta.
- Elogiar outras crianças com comportamento adequado pois podem servir de modelo
- Estabelecer uma linha de comportamentos que se aproximem de modo seqüencial do comportamento desejado, e reforçar todo comportamento que faça parte dessa seqüência, de modo claro e forte: “Muito bem criança, você pediu o lápis de seu amigo! "Muito bem, você esperou seu amigo emprestar o lápis"